>

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Franz Kafka - O Castelo

O Castelo é um romance satírico escrito pelo famoso Franz Kafka.

Tudo começa com Joseph K. Um jovem agrimensor enviado para um Castelo desempenhar as suas funções, deixa a família para trás com a única ambição de cumprir o dever que lhe foi confiado.

Porém a recepção dos aldeões face à sua chegada revela-se bastante sinistra. No dia seguinte decide ir ao Castelo comunicar a chegada, mas a tarefa é impossível. Por mais que tente, não consegue chegar ao Castelo, imponente e obscuro, desenhado na paisagem como um horizonte inalcançável. Resignado, K. envolve-se com os aldeões a fim de se informar acerca da sua situação ambígua.

E é aqui que a história toma o seu rumo. à medida que ele se vai enolvendo com os aldeões, os mensageiros do Castelo, os funcionários do Castelo, e se esforça dia após dia para estabelecer contacto com os seus administradores e conseguir algum dia receber informação de dentro do Castelo. No entanto, vai ironicamente sendo arrastado para o fundo. E quem o arrasta? O sistema excessivamente burocrático que enferruja as engrenagens de uma sociedade liderada por homens cuja mentalidade não passa de um emaranhado de fios onde não à ponta por onde se pegar. Um ambiente social viciado na sua sociedade, viciado na sua protecção e rectidão e cego à razão, aliado apenas da submissão incontestável dos superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário